Washington Post, Ars Technica, BuzzFeed enlaçado por uma farsa do dia da mentira vinculada a Kanye West

Boletins Informativos

Um site falso que afirma ter um link para A nova empresa de Kanye West DONDA foi divulgado esta semana e conseguiu enganar o The Washington Post, Ars Technica e BuzzFeed.

terra da foto da lua

O site hoax é chamado Whodat.biz e se descreve como “O Facebook dos sites”. Isso em si é bastante suspeito, já que, bem, o Facebook é na verdade um site. Mas, ei, Kanye West é meio louco às vezes! E a descrição do site está em MAIÚSCULAS, assim como os tweets de Kanye! Vamos escrever sobre isso!



Ainda mais bobo: tudo o que Whodat.biz faz é executar um quem é pesquisa de domínio. Isso oferece a você as informações básicas de registro de qualquer domínio da web. A pesquisa whois existe há muito tempo, é gratuita e está amplamente disponível.



Por exemplo, se você fizer uma pesquisa whois sobre o pessoal em Whodat.biz (usando o site deles, é claro) você descobre que o domínio foi registrado poucos dias antes, em 26 de março. É um intervalo de tempo bem curto entre o registro e o lançamento.

É quase como se alguém tivesse decidido jogar tudo isso por um capricho ou a tempo para o Dia da Mentira.



Além disso, as informações de registro dizem que o pessoal da Donda Media - observe que a empresa de Kanye se chama apenas DONDA - está sediada no Empire State Building. Sem endereço, sem número da suíte, sem outros detalhes. Suspeito.

A coisa toda grita farsa, mas o Washington Post em particular dedicou uma longa postagem no blog para testar o site . Posteriormente, adicionou esta “atualização e retração”:

O Dia da Mentira chegou mais cedo; [Acontece] que todo o empreendimento Whodat.biz e o site Donda eram uma farsa da Internet. Gizmodo, que também escreveu uma postagem inicial sobre Whodat.biz, confirmou o fato de que ambos foram criados como uma piada .



O ridículo de ambos os sites me deixou cético enquanto escrevia este post. Mas não verifiquei as informações antes de publicar. Lamento sinceramente o erro. Eu deveria ter sido mais inteligente e deveria ter presumido que Kanye West também seria.

Antes de oferecer uma desmistificação completa , O Gizmodo realmente publicou um primeiro post que sugeria que o site poderia ser real.

BuzzFeed foi apenas ligeiramente cético, acrescentando este no final de sua postagem :



WhoData.biz não é exatamente o que esperávamos ser a primeira oferta de tecnologia de alguém tão visionário como Kanye West. Na verdade, isso é tão ruim que não temos certeza se o site não é uma farsa. Mas se for real, ele não deveria largar seu trabalho diário ainda.

Ars Technica também colocou um pouco de ceticismo no final de seu pedaço :

Dado que as contas do Twitter e do Tumblr têm apenas alguns dias, vamos considerar a existência do WhoDat com um grão de sal.

Mas esse tipo de cobertura é inútil quando o artigo inclui afirmações como esta muito mais acima:

Hoje, o Sr. West revelou WhoDat.biz , que é - bem, é um serviço de informações WHOIS. Classificado como 'o Facebook dos sites', você pode usar o WhoDat para pesquisar informações sobre as pessoas - a 'equipe', se quiser - por trás de um determinado domínio de site.

Em leitura relacionada, o Huffington Post tem uma história sobre a fraude. Eles citam um tweet do diretor criativo de Kanye West, Virgil Abloh, que sugere que o site é falso. O HuffPost também cita uma “fonte próxima a West” que diz que é uma farsa.

Nada como uma fonte anônima com vínculos vagos com uma celebridade para ajudar a dar clareza a uma história falsa!

Em notícias relacionadas, Carl Lavin tem uma postagem útil em seu blog, lembrando os jornalistas de que eles precisam estar alertas nesta época do ano. Eu também vou apontar para o B.S. Oficina de detecção para jornalistas digitais naquela Mandy Jenkins e dei na Conferência ONA de 2011. Ele fornece orientação passo a passo para evitar boatos da web, bem como outras dicas de verificação.

Lembre-se: ainda não é 1º de abril. Isso ainda não acabou.

op ed new york times trump

Correção para correção: A versão original deste post escrito corretamente Ars Technica. Infelizmente, em um ataque de estupidez, mudei para “Arts Technica” no título e no parágrafo inicial e acrescentei uma correção para observar meu erro imaginário. Portanto, esta é uma correção para a correção. Graças a David July por me alertar para a minha tolice. A correção original incorreta está abaixo.

Correção: Devido a um erro de digitação, a versão original deste post escreveu Arts Technica incorretamente como “Ars Technica” no título e no parágrafo inicial.