Observer puxa história sobre acordo com a NSA com base na 'teoria da conspiração' de Wayne Madsen

Outro

The Daily Beast | O telégrafo | A nação | Sala de estar

O Observer do Reino Unido levantou as sobrancelhas no domingo por publicar uma história alegando que os Estados Unidos têm trabalhado com países da União Europeia e a Grã-Bretanha para coletar dados de comunicações pessoais, com base exclusivamente nas alegações do 'teórico da conspiração' Wayne Madsen.



O jornal mais tarde retirou a história de seu site, mas não antes de ser publicada - e Michael Moynihan, do The Daily Beast, disse Jamie Doward do jornal nem havia entrevistado Madsen . (Atualização: depois que este artigo foi publicado, Madsen disse que - ao contrário do relatório de Moynihan - ele de fato conversou com o repórter do Observer.)



quem criou o mouse que é usado em milhões de computadores hoje

Publicado sob o título “Revelado: acordos europeus secretos para entregar dados privados aos Estados Unidos”, a história afirmava que Madsen, “um ex-tenente da marinha dos EUA que trabalhou pela primeira vez para a NSA em 1985 e durante os 12 anos seguintes ocupou vários cargos sensíveis dentro a agência cita a Dinamarca, a Holanda, a França, a Alemanha, a Espanha e a Itália como tendo negócios secretos com os EUA. ” Moynihan observou alguns problemas com o relatório:

Mas, mesmo ignorando o passado de Madsen, a história de Doward é uma maravilha do jornalismo terrível. Enquanto o Observador manchete gritava que havia 'revelado' uma parceria problemática entre os Estados Unidos e a Europa no compartilhamento de dados, Doward menciona sem rodeios que Madsen estava baseando suas afirmações em 'documentos desclassificados', que, estranhamente, não foram postados com a história e estão disponíveis no site da NSA. E esquecido por aqueles que empilham O observador foi o fato bastante significativo de que o jornal parece não ter spokento Madsen, em vez disso, minerando citações de uma entrevista que ele deu a um blog chamado PrivacySurgeon.org. (Na verdade, parte da linguagem de Doward é muito semelhante ao material de origem, mas por que chutar um homem quando ele está caído?)



Damian Thompson do rival Observer The Telegraph teve grande prazer em apontar a linha online que resultou do erro . Ele começou apontando para um artigo no The Nation que examinou a atual obsessão de Madsen em provar que o presidente Barack Obama é gay e vai de lá.

o que aconteceu com don Lemon cnn esta noite

Página da Wikipedia de Madsen sugere ... bem, que alguém do Guardian / Observer não pesquisou 'Wayne Madsen' no Google antes de publicar. (Mais tarde, após o clamor, você pode apostar que houve uma orgia de buscas no Google na redação.) Refere-se ao interesse de Madsen na 'VERDADE' sobre o 11 de setembro, o local de nascimento de Obama e Israel (cujos tentáculos ele detecta em todos os lugares).

Tudo isso levanta uma questão intrigante. A ala Guardian do império Guardian / Observer adotou uma abordagem rigorosa semelhante ao divulgar a história de Edward Snowden, agora parecendo distintamente estranho ?



Moynihan observou que, apesar de o Observer ter removido a história, ela ganhou vida própria, como as histórias online costumam fazer.

é o repórter atirando em falso?

Desesperado para entrar no jogo de notícias da NSA, Salon canibalizou a história de Madsen , recebendo um cobiçado link Drudge Report por seus problemas. Só podemos supor que influenciou a decisão de Salon de não puxar a história, em vez de emitir uma vaga 'atualização' dizendo que O Observador havia puxado a história 'enquanto se aguarda uma investigação'. O autor do artigo de Salon, Prachi Gupta, não respondeu a uma pergunta por e-mail. A partir daí, a história de Madsen se espalhou para O mundo , a Sacramento Bee , Corriere della Sera , e inúmeros outros.

Atualização: Wayne Madsen nos disse que sim