Não que as organizações de notícias se importem, mas o líder líbio soletrou seu nome ‘Moammar El-Gadhafi’

Outro

The Straight Dope

Cada vez que o nome do ex-homem forte da Líbia, Moammar Kadafi, é impresso, os leitores ficam coçando a cabeça: por que duas publicações não conseguem concordar sobre como escrever o nome do ditador falecido? (Poynter, aliás, segue o estilo AP.) Bem no século 20 - 20 de junho de 1986, para ser exato - o colunista sindicado de jornal alternativo Cecil Adams foi feito a mesma pergunta. Sua resposta?

“Deus sabe que odeio ser crítico, mas a proliferação de grafias para o nome do chefe da Líbia tem sido um dos contínuos escândalos do jornalismo americano. Quer dizer, vamos, estamos tentando sondar as profundezas psíquicas desse cara e não conseguimos nem mesmo esclarecer o nome dele? Às vezes estremeço pelo futuro do meu país. ”



Na época, Adams encontrou facilmente uma dúzia de grafias: Qaddhafi (New York Review of Books), Kadafi (Nova República), Gaddafi (Tempo), Gaddafi (Newsweek), Gaddafy (Maclean's), Qadhafi (U.S. News & World Report), Qadaffi (Semana de negócios), e Gadaffi (World Press Review). “ A Biblioteca do Congresso e a Associação de Estudos do Oriente Médio ”, acrescentou ele,“ têm um carinho por Qadhdhafi ”. Explicar a disparidade, de acordo com Adams, são vários fatores:



“(1) Não há autoridade geralmente aceita para romanizar nomes árabes, e (2) o nome do Mummer contém vários sons que não têm equivalente exato em inglês ... Por muitos anos, no entanto, o Mummer esteve muito ocupado promovendo o caos global para se dedicar muito tempo para as sutilezas da ortografia. Isso mudou em maio de 1986, quando ele respondeu a uma carta de alguns alunos da segunda série da Maxfield Magnet School em St. Paul, Minnesota. O coronel assinou a carta em escrita árabe, abaixo da qual estava escrito 'Moammar El-Gadhafi'. Esta foi a primeira indicação conhecida de seus próprios sentimentos sobre o assunto, e as agências de notícias e muitos jornais anunciaram prontamente que mudariam. ”

Apesar de Gaddafi pesar sobre isso, muitas organizações de notícias no final das contas não seguiram sua preferência. Obviamente.