Não, as araras azuis não estão extintas. Mas uma postagem no Facebook afirmando que eles têm mais alcance do que uma checagem de fatos.

Verificando Os Fatos

(Captura de tela do Facebook)

Fato vs. Fake é uma coluna semanal na qual comparamos o alcance das checagens de fatos com os hoaxes no Facebook. Leia todas as nossas análises aqui.



Quando a maior paralisação do governo na história dos Estados Unidos chegou ao fim na sexta-feira, os verificadores de fatos ainda estavam ocupados desmascarando boatos sobre o assunto.



Snopes, Factcheck.org e PolitiFact (propriedade da Poynter) tudo desmascarado hoaxes sobre a paralisação e suas implicações para a política de imigração americana nesta semana, incluindo uma postagem particularmente viral sobre imigrantes ilegais recebendo cheques do governo. Essa história foi o melhor desempenho da semana para todos os três meios de verificação de fatos.

Mas nem todos os parceiros de verificação de fatos do Facebook,que são concedidosa capacidade de diminuir o alcance de histórias, imagens e vídeos falsos no Feed de notícias, tivemos muita sorte.



Algumas das checagens de fatos mais apolíticas (veja: “ Não, esta espécie de papagaio não está extinta ”) Quase não tiveram tração no Facebook em comparação com as farsas que desmascararam. (Divulgação: Ser signatário deo código de princípios da International Fact-Checking Networké uma condição necessária para ingressar no projeto.)

Abaixo estão as principais checagens de fatos desde a última terça-feira na ordem de quantos likes, comentários e compartilhamentos eles receberam no Facebook, de acordo com dados da ferramenta de métricas de audiência BuzzSumo. Nenhum deles aborda declarações faladas ( como este ) porque eles não estão vinculados a um URL, imagem ou vídeo específico que os verificadores de fatos podem sinalizar. Leia mais sobre nossa metodologia aqui .

(Captura de tela do Facebook)



você está ouvindo as palavras de um tirano

1 ‘Dilma não emitiu decreto para reduzir a responsabilidade do governo por rompimentos de barragens’

Facto:28,5 mil compromissos

Falso:1,4 mil engajamentos

Seguindo o colapso de uma barragem Na sexta-feira, no Brasil, a desinformação circulou nas redes sociais - e a Agência Lupa cuidou disso.



Um tal hoax , que uma página hiperpartidária do Facebook publicou no dia seguinte, alegou que a ex-presidente Dilma Rousseff alterou um decreto do governo para classificar o rompimento de barragens como fenômenos naturais, a fim de tornar as agências governamentais menos responsáveis. Lupa desmascarou a postagem falsa, que incluía uma captura de tela do decreto, relatando que rompimentos de barragens só são categorizados como desastres naturais quando as vítimas precisam de ajuda de um fundo de trabalhadores do estado.

Lupa sinalizou a postagem falsa, que foi copiada por várias outras páginas e usuários do Facebook - alguns dos quais acumularam milhares de outros compromissos. A checagem de fatos de Lupa não foi exibida abaixo da postagem original na página do hiperpartidário, mas Poynter não pôde compartilhá-la (e, em seguida, excluí-la prontamente) sem receber um aviso.

dois. ‘Não, 18 milhões de imigrantes ilegais não receberam um“ cheque do governo ”este mês’

Facto:17,4 mil engajamentos

Falso:4,4 mil engajamentos

Essa checagem de fatos foi uma vitória importante para o PolitiFact durante um ciclo de notícias que continuou a ser impulsionado pela paralisação do governo e pela imigração dos EUA.

Dentro uma postagem de texto publicado em 20 de janeiro, um usuário do Facebook alegou falsamente que 18 milhões de imigrantes ilegais receberam cheques do governo durante a paralisação do governo neste mês, enquanto os funcionários federais não. A PolitiFact desmascarou isso em 24 de janeiro, dizendo que - além do fato de que os imigrantes sem documentos não são elegíveis para a maioria dos benefícios do governo - não há nem mesmo 18 milhões deles nos EUA.

Snopes e Factcheck.org tb desmascarado a postagem falsa, que foi copiada literalmente em outras postagens no Facebook e no Twitter, em suas verificações de fatos de melhor desempenho da semana, que acumularam menos engajamentos do que os do PolitiFact. O Poynter não pôde compartilhar a farsa sem receber um aviso, mas apenas as denúncias de PolitiFact e Factcheck.org apareceram abaixo das postagens falsas, já que Snopes disse que não as havia sinalizado.

(Captura de tela do Facebook)

3 'Não, Lenços Vermelhos não marcharam com uma bandeira de apoio a Benalla e Castaner'

Facto:9.8K compromissos

Falso:3,7 mil engajamentos

nova orleans vezes picayune circulação

Como o protesto de coletes amarelos continua na França, outra facção chamada de roupas emergiu : os lenços vermelhos. E o grupo, que se formou em resposta à violência que alguns protestos do Colete Amarelo provocaram, gerou mais desinformação sobre os distúrbios.

Em 27 de janeiro, uma página do Facebook conhecida por postar imagens de protestos uma imagem que supostamente mostrava os manifestantes do Lenço Vermelho marchando com uma faixa com os nomes de duas autoridades francesas com dois corações azuis. Embora isso sugira que os manifestantes apóiam o establishment político, o CheckNews do Libération desmascarou a imagem, relatando que aquela faixa não foi feita pelos Lenços Vermelhos - mas sim pelos apoiadores do Colete Amarelo que queriam trollar o primeiro.

Embora o CheckNews tenha vinculado à imagem em seu desmascaramento, o Poynter ainda foi capaz de compartilhá-la sem qualquer aviso, o que significa que a postagem falsa não foi sinalizada corretamente no sistema de verificação de fatos do Facebook.

Quatro. ‘Não, esta espécie de papagaio não está extinta’

Facto:485 compromissos

Falso:12,8 mil compromissos

Muita desinformação no Facebook tenta alimentar tensões partidárias para conseguir curtidas e compartilhamentos. Mas essa farsa tinha como alvo os amantes dos animais.

Dentro uma postagem de imagem do Facebook publicou em 16 de janeiro uma página chamada “Eu amo animais” em francês alegando falsamente que a arara-azul havia sido declarada extinta. A Agence France-Presse desmascarou aquele 24 de janeiro, citando um relatório da União Internacional para a Conservação da Natureza que descobriu que a espécie não está nem mesmo em risco de extinção. Na verdade, a ave está entre as mais “difundidas e comuns” do mundo.

Poynter não foi capaz de compartilhar o falso Facebook sem receber um aviso sobre a verificação de fatos da AFP, mas o artigo relacionado não foi exibido sob a farsa na página 'Eu amo animais'.

site clickbait em setembro de 2016

(Captura de tela do Facebook)

5 ‘Não, o Banco Mundial não nomeou Modi como o PM que mais emprestou desde 1947’

Facto:112 compromissos

Falso:1,2 mil compromissos

Embora esse boato tenha obtido quase 10 vezes mais engajamentos no Facebook do que um desmascaramento do Boom Live, mais tarde foi totalmente excluído.

A falsa notícia, que um usuário do Facebook postou em um grupo de propriedade de uma 'startup de mídia digital no YouTube', afirmou que o Banco Mundial disse que o primeiro-ministro Narendra Modi havia tomado o máximo emprestado da organização desde a independência da Índia. O Boom Live desmascarou a história, dizendo que era uma história antiga de um site de notícias falso que publica principalmente conteúdo anti-Modi e não conseguiu encontrar dados para apoiar a afirmação.

Boom vinculou a história falsa no Facebook, mas nenhuma verificação de fato relacionada foi listada abaixo das postagens que ainda estavam ativas na data da publicação.