O relatório bombástico do New York Times sobre os impostos do presidente: como eles conseguiram isso e por que o publicaram?

Boletins Informativos

Com base nos comentários do editor executivo, podemos presumir que os registros vazaram para o Times. É uma história importante e digna de publicação.

Donald Trump falando em uma entrevista coletiva no domingo. (AP Photo / Carolyn Kaster)

No ciclo interminável de notícias de hoje, é fácil ser vítima de uma hipérbole e chamar a história mais recente de um 'blockbuster'. Redes de notícias a cabo publicam banners de “NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA” em suas telas para histórias que realmente não são tão recentes ou noticiosas.

avaliações do Fox News esta semana

Mas no domingo, realmente vimos um relatório de grande sucesso - um dos maiores desde que Donald Trump se tornou presidente.



O New York Times obteve as declarações de impostos de Trump .

Por mais de quatro anos, uma das maiores histórias em torno de Trump foi a busca por suas declarações de impostos. O único presidente nos últimos tempos a se recusar a liberar suas declarações de impostos chamou essa busca de 'caça às bruxas'.

Mas o Times os pegou. E eles são uma bomba. Os repórteres Russ Buettner, Susanne Craig e Mike McIntire escreveram: “O New York Times obteve dados de declaração de impostos que se estendem por mais de duas décadas para o Sr. Trump e as centenas de empresas que compõem sua organização empresarial, incluindo informações detalhadas de seu primeiro dois anos no cargo. Não inclui seus retornos pessoais para 2018 ou 2019. Este artigo oferece uma visão geral das descobertas do The Times; artigos adicionais serão publicados nas próximas semanas. ”

Este parágrafo pinta o quadro mais amplo: “As declarações de impostos que o Sr. Trump lutou por muito tempo para manter privadas contam uma história fundamentalmente diferente daquela que ele vendeu ao público americano”.

O relatório foi impressionante.

Alguns dos detalhes incluem:

  • Trump pagou US $ 750 em imposto de renda federal no ano em que ganhou a presidência e outros US $ 750 em seu primeiro ano de mandato.
  • O Times escreveu: “Ele não pagou nenhum imposto de renda em 10 dos 15 anos anteriores - principalmente porque relatou ter perdido muito mais dinheiro do que ganhava”.
  • Ele reduziu sua conta de impostos com 'medidas questionáveis, incluindo uma restituição de impostos de US $ 72,9 milhões que é objeto de uma auditoria pela Receita Federal'.

É uma história complicada e abrangente, como você pode imaginar, então não posso repassar todos os detalhes aqui. O Times também publicou este artigo: “18 Revelations From a Trove of Trump Tax Records.”

Mas, para os nossos propósitos aqui - um boletim informativo da mídia - a grande questão é: como o Times conseguiu essa história?

Em nota aos leitores Dean Baquet, editor executivo do New York Times, escreveu: “Não estamos tornando os registros públicos porque não queremos prejudicar nossas fontes, que assumiram enormes riscos pessoais para ajudar a informar o público”.

Pode-se supor então que os registros vazaram para o Times. Baquet escreveu: “Os repórteres que examinaram esses registros cobriram as finanças e os impostos do presidente por quase quatro anos”.

A outra questão que Baquet abordou foi se era apropriado publicar as informações fiscais pessoais do presidente. Baquet disse que o Times publicou o relatório “porque acreditamos que os cidadãos devem entender o máximo possível sobre seus líderes e representantes - suas prioridades, suas experiências e também suas finanças”. Baquet também escreveu: “... a Suprema Corte decidiu repetidamente que a Primeira Emenda permite que a imprensa publique informações interessantes que foram obtidas legalmente por repórteres, mesmo quando aqueles no poder lutam para mantê-las ocultas. Esse poderoso princípio da Primeira Emenda se aplica aqui. ”

Esta é uma história importante e, claro, o Times deveria publicar essas informações. Este é o presidente dos Estados Unidos. Seus negócios e finanças pessoais são absolutamente uma história. Isso é mesmo um debate?

Achei esta citação de Brian Stelter, da CNN, especialmente esclarecedora após a história do Times sobre Trump e seus impostos.

“Trabalhei no The New York Times há muitos anos”, disse Stelter no ar. “Uma história desta magnitude não é publicada sem semanas e meses de reportagem, edição e - aqui está a parte importante - escrutínio legal.”

Durante uma coletiva de imprensa no domingo que foi realizada no momento em que a história do Times estava explodindo, Trump chamou a história de 'notícias falsas' e 'totalmente inventadas' e criticou o Times, dizendo: 'Eles só fazem histórias negativas'. Quando questionado sobre quanto pagou em impostos federais, Trump não respondeu e continuou a criticar a mídia.

jornalista que morreu esta semana

Na CNN, a âncora Ana Cabrera disse: “O presidente, é claro, poderia resolver tudo isso divulgando suas declarações de impostos, tornando-as públicas”.

Chris Wallace da Fox News, visto aqui moderando o debate presidencial de 2016 entre Donald Trump e Hillary Clinton. (Joe Raedle / Pool via AP, Arquivo)

O grande evento de mídia da semana - bem, pelo que sabemos agora - é o debate presidencial de terça-feira à noite. Chris Wallace da Fox News irá moderar o primeiro de três debates presidenciais programados. (Haverá também um debate vice-presidencial.)

Então, qual é o papel de um moderador? Fazer boas perguntas sobre uma variedade de tópicos e manter os candidatos focados nesses tópicos. Um bom moderador também precisa ter certeza de que os candidatos respondem às perguntas feitas se tentarem girar ou se esquivar.

Mas é seu papel verificar os fatos? Não, de acordo com Frank Fahrenkopf, co-presidente da Comissão de Debates Presidenciais. Em seu programa “Fontes confiáveis” da CNN , Brian Stelter perguntou a Fahrenkopf se Wallace teria autoridade para verificar os fatos de Donald Trump e Joe Biden.

“Quando escolhemos moderadores, deixamos muito claro que há uma grande diferença entre ser moderador em um debate e ser um repórter que está entrevistando alguém”, disse Fahrenkopf. “Quando você está entrevistando alguém, se ele disser algo que está em oposição direta a algo que disse há uma semana, seu dever é acompanhar e dizer: 'Espere um minuto, você não disse isso há uma semana.' Mas esse não é o caso em um debate. ”

Fahrenkopf disse que se um dos candidatos disser algo falso ou falhar em uma posição anterior, é papel do outro candidato denunciá-lo. Fahrenkopf disse que esse é o ponto principal: fazer os candidatos debaterem uns com os outros.

“Não esperamos que Chris ou nossos outros moderadores sejam verificadores de fatos”, disse Fahrenkopf. “No minuto (o debate acabou), haverá muitos verificadores de fatos em todos os jornais e estações de televisão do mundo.

supera o plano de corte da previdência social

Se preparando para o debate de terça-feira, Wallace tirou a semana de moderação do 'Domingo da Fox News'. Preenchendo estava Brit Hume - uma escolha bastante questionável.

O título de Hume é 'analista político sênior'. Esse é um título que lhe permite ter opiniões fortes, e ele não tem medo de compartilhar essas opiniões tendenciosas na TV e no Twitter. Tudo bem, é claro, mas parecia errado para Hume sentar-se na cadeira de Wallace, que fez um bom trabalho tornando “Fox News Sunday” um programa de notícias direto. Pouco sobre Hume sugere cobertura objetiva sobre qualquer coisa. A Fox News tinha outras opções melhores: Martha MacCallum ou Bret Baier, por exemplo.

Agora, a Fox News poderia argumentar que Hume perguntou ao senador da Louisiana John Kennedy sobre os republicanos possivelmente serem hipócritas ao se recusarem a ter uma audiência para um candidato à Suprema Corte no último ano de Barack Obama como presidente, mas dispostos a confirmar o candidato de Trump antes da eleição. Mas Hume realmente não pressionou Kennedy, que essencialmente admitiu que quem está no comando - democratas ou republicanos - escolhe as regras.

A juíza Amy Coney Barrett na Casa Branca no sábado. (AP Photo / Alex Brandon)

Imagine o quão ocupado deve ser o ciclo de notícias de que a nomeação para um juiz da Suprema Corte não é a maior história do fim de semana. Mas Trump anunciou Amy Coney Barrett como sua nomeada para substituir Ruth Bader Ginsburg. A escolha é controversa em vários níveis, principalmente porque muitos pensam que a nomeação deve ser deixada para o candidato que vencer a eleição presidencial.

No entanto, parece que a confirmação de Barrett poderia vir rapidamente. Amber Phillips do The Washington Post tem um guia útil para o que poderia acontecer a seguir.

Quem é Barrett? Richard Wolf e Maureen Groppe do USA Today têm um bom perfil . Adam Liptak, que cobre a Suprema Corte do The New York Times, tem um veja o histórico de Barrett .

E há também esses artigos de opinião, ambos do The Washington Post: Kathleen Parker com “O que Amy Coney Barrett tem em comum com Ruth Bader Ginsburg ”E Robin Givhan com “Notório ACB? Não e Não. O nomeado de Trump não é RBG. ”

Em um mea culpa detalhado, o Los Angeles Times abordou o racismo em sua organização de notícias no domingo com “The L.A. Times Reckoning with Racism.” O pacote inclui várias peças, incluindo um carta do proprietário, Dr. Patrick Soon-Shiong e um editorial forte intitulado, 'Um exame das falhas raciais do The Times, nossas desculpas e um caminho a seguir.'

O conselho editorial escreveu: “Por pelo menos seus primeiros 80 anos, o Los Angeles Times foi uma instituição profundamente enraizada na supremacia branca e comprometida com a promoção dos interesses dos industriais e proprietários de terras da cidade”. Em seguida, listou exemplos de comportamento racista ao longo dos anos.

O extenso editorial encerrou com: “Em nome desta instituição, pedimos desculpas pela história de racismo do The Times. Devemos fazer melhor aos nossos leitores e prometemos fazê-lo. ” E o conselho acrescentou: “Fazemos esta promessa em reconhecimento aos muitos jornalistas que lutaram ao longo das décadas para tornar o The Times um local de trabalho mais inclusivo e um jornal que refletisse a verdadeira Los Angeles em suas páginas. À medida que reorientamos esta instituição firme e totalmente em torno da tapeçaria multiétnica, inter-religiosa e incrivelmente complexa que é o sul da Califórnia, honramos suas contribuições ”.

Um mês depois que ele usou um calúnia homofóbica durante um momento quente do microfone O locutor de beisebol do Cincinnati Reds, Thom Brennaman, pediu demissão da Fox Sports Ohio. Ele já havia sido substituído pela Fox Sports na NFL.

Pensando que ele não estava no ar, Brennaman usou o insulto durante um jogo dos Reds e, quando informado que ele estava realmente no ar, ele se desculpou e imediatamente deixou a cabine. Isso foi em 19 de agosto.

Fox News telespectadores menos informados 2017

Evan Millward do WCPO em Cincinnati deu a notícia que Brennaman estava deixando o cargo. Em um declaração para Millward , Brennaman agradeceu aos Reds, aos fãs dos Reds e à comunidade LBGTQ e disse: “Eu realmente lamento o que disse e sinto muito.”

Ele acrescentou que espera voltar a transmitir novamente. Ele encerrou com: “Estou grato pelo perdão que tantos me concederam, especialmente aqueles da comunidade LGBTQ que conheci, falei e ouvi quase diariamente nas últimas semanas. Com sua orientação contínua, espero ser uma voz para uma mudança positiva. ”

Brennaman, cujo pai Marty Brennaman foi um lendário locutor do Reds por mais de 40 anos, chamava os Reds de jogos desde 2006.

(Cortesia: CBS News)

  • A votação pelo correio nunca recebeu mais atenção do que esta eleição presidencial. A CBS News criou uma maneira única de analisar os dados por trás da votação por correspondência nas eleições desde 1996: uma coleção de selos . Agora, para ficar claro, esses não são selos para serem usados. Eles são apenas uma maneira diferente de contar uma história. Na verdade, é uma ideia muito legal. Aqui está um entrevista com um dos designers deste selo / infográfico .
  • Uma grande mudança no boletim político de domingo do Axios, Espiada . Depois de escrever por quatro anos, Jonathan Swan está abrindo mão das rédeas para voltar ao jornal diário. Sneak Peek agora será escrito por Alayna Treene, uma repórter da Casa Branca e do Congresso, e Hans Nichols, que deixou a NBC News no início deste ano para se juntar à Axios.
  • Enquanto os jornalistas do Pittsburgh Post-Gazette estavam à beira de uma greve, veio a notícia no domingo de que o repórter Michael Fuoco do Post-Gazette renunciou ao cargo de presidente do Pittsburgh NewsGuild depois que alegações de má conduta sexual apareceram em um história escrita na semana passada por Michael Elk do Payday Report . A história de Elk diz que Fuoco 'usou sua posição intermitente como professor adjunto de jornalismo tanto na Pitt quanto na Point Park University para atacar regularmente seus estudantes universitários. O vice-presidente da guilda, Ed Blazina, assume a presidência.
  • O principal analista de futebol universitário da ESPN, Kirk Herbstreit, deveria estar em Miami no fim de semana para encerrar o jogo Florida State-Miami, mas, em vez disso, convocou o jogo de sua casa em Nashville após ele disse que entrou em contato com alguém que teve um teste positivo para o coronavírus .

Tem um feedback ou uma dica? Envie um e-mail para o redator sênior de mídia do Poynter, Tom Jones em tjones@poynter.org .

  • Inscreva-se no Alma Matters - o novo boletim informativo do Poynter para educadores universitários de jornalismo
  • Informar os cidadãos sobre as barreiras eleitorais - 1º de outubro no Noon Eastern, National Press Foundation
  • Will Work for Impact: Investigative Reporting (Online Group Seminar) - 28 de outubro a novembro. 18, Poynter
  • Por dentro da redação com Chuck Todd da NBC News moderado por Tom Jones - (evento online) - 20 de outubro às 18h00 Oriental, Poynter