Os jornalistas conhecem o trauma, mas COVID-19 pode expô-los a algo novo: trauma antecipatório

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“Estamos prevendo as perdas desconhecidas. Eles serão nossos amigos? ”

Nesta segunda-feira, 27 de abril de 2020, uma foto de um banco vazio e um farol são vistos no Seaside Park em Bridgeport, Connecticut (AP Photo / Mary Altaffer)

Cobrir tragédias está na descrição do trabalho de todo repórter, começando mesmo nos nossos primeiros dias no trabalho. A tragédia acontece e então os jornalistas cobrem as consequências.



Mas ao cobrir o COVID-19, o evento traumático não é apenas prolongado - fica pior com o tempo.



Os repórteres que cobriram o coronavírus escreveram sobre o hipotético e o viram se concretizar. Eles viram o número de mortos aumentar em relatórios diários e, em seguida, em suas comunidades.

Conversamos com dois jornalistas que agora trabalham na área de saúde mental - um conduzindo pesquisas sobre saúde mental no jornalismo, o outro coordenando um programa de bolsas para repórteres que cobrem saúde mental - sobre como identificar o que eles estão vivenciando e como administrar isso.



Elana Newman é diretora de pesquisa do Dart Center for Journalism and Trauma e professora de psicologia na Universidade de Tulsa. Sua pesquisa teve muitos enfoques, incluindo a resposta psicológica e física a eventos traumáticos da vida, jornalismo e trauma, e a compreensão do impacto da participação em pesquisas relacionadas ao trauma da perspectiva do sobrevivente do trauma.

Ela disse que há uma diferença desde o início de cobrir algo em andamento como o COVID-19, em comparação com algo mais previsível.

“Normalmente, podemos reunir tudo para um evento ou semanas”, disse ela. “Este é um pavor diário. Acho que o desafio deste evento é que temos que reunir nossos recursos. ”



Quando a tragédia atinge uma comunidade, os repórteres cobrem um tipo coletivo de luto, disse Newman. Eles também cobrem o luto individual, como o de uma mãe que perdeu um filho. Equilibrar isso é sempre difícil. Mas, ao cobrir o coronavírus, os repórteres também precisam manter seu próprio “luto antecipatório” sob controle.

“Estamos prevendo as perdas desconhecidas”, disse ela. “Eles serão nossos amigos?”

Ela ofereceu algumas dicas sobre como lidar com o estresse contínuo, o luto antecipado e o luto que vem por encobrir a morte. O primeiro passo é perceber que esses sentimentos são um bom sinal.



“O fato de as pessoas estarem angustiadas significa que são seres morais e socialmente engajados que se importam”, disse ela. “Contanto que a angústia não o esteja paralisando, acho que precisamos honrar a angústia como um símbolo de compromisso com o mundo.”

Ainda assim, situações contínuas de interesse jornalístico podem causar culpa imerecida. Os repórteres podem temer que fazer uma pausa ou desfrutar de algo possa significar que eles são insensíveis.

“Você não precisa ser tão infeliz”, disse Newman. “Para que você faça o trabalho e seja significativo, é importante dizer a si mesmo:‘ Eu não tenho que sofrer. ’”

Parte da gestão vem de conhecer a si mesmo. Para aqueles com problemas pré-existentes de ansiedade ou depressão, desta vez será mais difícil. Para aqueles cuja ansiedade se manifesta fisicamente, o exercício é fundamental.

Uma estratégia comprovada para lidar com preocupações como as apresentadas na pandemia é definir um cronômetro de preocupação. Pode parecer bobo, disse Newman, mas é eficaz. A prática envolve o agendamento de 10 minutos ou meia hora como um período de preocupação formal. Quando pensamentos intrusivos surgirem, resolva explorar essa preocupação no horário programado, em vez de se concentrar nela naquele momento.

Duas práticas são especialmente críticas durante esse período de trabalho em casa. Criar barreiras entre o dia de trabalho e o resto - como acender uma vela somente depois do trabalho ou cobrir o computador - pode reforçar a ideia de que o dia acabou. A outra: manter uma lista de realizações. Quando os dias se misturam, é fácil esquecer o que você fez. Não se trata apenas de acompanhar as histórias publicadas. Deve incluir etapas ao longo do caminho, como transcrever uma entrevista ou desenvolver uma nova fonte.

Kari Cobham é diretora associada sênior da The Rosalynn Carter Fellowships for Mental Health Journalism and Media. O programa oferece aos jornalistas ferramentas para cobrir a saúde mental e os cuidados com a saúde mental de forma eficaz e sem estigma. O programa de bolsas é administrado pelo Carter Center, uma organização não governamental que visa a promoção dos direitos humanos.

Cobham disse que aprendeu, com suas próprias experiências como repórter cobrindo traumas e com o programa de bolsas que coordena, como é fundamental para os jornalistas levarem sua saúde mental a sério, especialmente cobrindo algo como o coronavírus.

Um dos primeiros passos que ela recomenda é lembrar o que o trouxe e o que o mantém no jornalismo.

“Obviamente você vai sentir desconforto”, disse ela. 'Explique por que você está se sujeitando a isso. Se você acredita que está fazendo um trabalho vital, isso pode ajudá-lo. ”

Algumas das maneiras mais óbvias de cuidar de si mesmo - dormir o suficiente, fazer exercícios e comer alimentos saudáveis ​​- podem parecer, na melhor das hipóteses, tediosas e, na pior, impossíveis, disse ela. Mas a falta deles agrava os problemas físicos e emocionais que o trauma contínuo pode causar.

As pausas mentais são críticas e podem ser simples.

“A meditação é útil”, disse ela. “Mesmo que isso não signifique sentar-se na posição de lótus e limpar completamente sua mente. Dando a si mesmo um momento de silêncio para respirar. '

Trabalhar neste tipo de evento requer todos os tipos de apoio, disse ela, mas não descure o quão útil pode ser lamentar com outras pessoas no campo.

“Se você puder, fale com um terapeuta”, disse ela. “Certamente, converse com as pessoas de sua família. Somos repórteres e, portanto, abordamos as situações como repórteres. Acho que podemos abordar o trauma da mesma maneira, em termos de interrogá-lo. ”

Qual é a sensação? Como isso acontece com o tempo? Quais são os obstáculos? Como você pode controlar seu ritmo? Essas são questões a serem investigadas.

“É a diferença entre levar um soco no chão e saber que o soco está chegando”, disse ela.

Catherine Sweeney é repórter freelance cobrindo COVID-19 para Poynter. Você pode encontrá-la em catherinejsweeney@gmail.com ou @CathJSweeney no Twitter.

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