Globe and Mail se apaixona por tweet falso, relata falsamente a morte de ex-chefe da NSA

Outro

Um tweet falso por uma conta do Twitter semelhante ao de um site popular Últimas notícias levou pelo menos uma organização de notícias, o Globe and Mail, a relatar falsamente a morte do ex-chefe da NSA Michael Hayden na filmagem no Aeroporto Internacional de Los Angeles .

O aparente relato fraudulento @HeadIineNews , que mostrava apenas um tweet na época, parecia ser notícia de última hora @Últimas notícias conta, que tem mais de 6,3 milhões de seguidores. A conta falsa usava a mesma foto de perfil do Breaking News, e seu identificador no Twitter substituiu um “I” maiúsculo por um “L” minúsculo em @HeadIineNews.



John Stackhouse, editor-chefe do Globe and Mail, disse a Poynter por telefone que o erro 'embaraçoso' foi uma ocasião para reiterar as políticas da redação para verificar as notícias de última hora. “Foi um lamentável erro humano cometido por pessoas que não seguiram as práticas e procedimentos que temos em vigor”, disse ele.

Stackhouse disse que um repórter inicialmente descobriu o tweet hoax e o encaminhou por e-mail para a equipe editorial da Web. De lá, um editor da homepage notificou um editor sênior, que imediatamente ligou para enviar alertas de notícias de última hora. Ao longo do caminho, o pessoal da redação não conseguiu verificar a legitimidade da fonte, e o editor sênior falhou em consultar o editor de notícias responsável antes de divulgar a informação e adicioná-la à história.

O primeiro tweet, enviado às 13h40. ET, foi rapidamente apagado. O segundo tweet às 13h45, rotulado como uma 'atualização', deveria ter sido rotulado como uma correção, disse Stackhouse. Às 13h54, um terceiro tweet identificou corretamente o relato da morte de Hayden como uma farsa. Ele disse que excluir tweets errados não é uma política escrita, mas é o que os editores fazem na prática.

Os alertas de notícias móveis do Globe and Mail não têm carimbo de data / hora, disse Stackhouse, mas seguiram a mesma sequência dos tweets. As diretrizes escritas do jornal oferecem conselhos claros sobre os perigos de alertar sem verificação: “Uma vez enviado, um alerta não pode ser excluído ou alterado. Então, em caso de dúvida, espere. ”

Stackhouse acrescentou que qualquer informação adicionada a uma história de transmissão deve ser atribuída apropriadamente e que uma correção mais longa estava para acontecer.

Uma captura de tela da história no site do Globe and Mail antes de reconhecer a fraude mostra a falsa notícia da morte de Hayden sob uma assinatura da Reuters e da Associated Press. Mas esses dois meios de comunicação nunca relataram isso:

“Neste ponto, eu acho que há um sério conserto a ser feito pelo Globe com a Reuters e a AP, depois que o jornal atribuiu erroneamente as informações de Hayden a eles em seu site”, disse Craig Silverman do Poynter, ex-colunista do Globe and Mail . “E espero ver um relatório do editor público do jornal sobre como isso aconteceu e por que a informação foi atribuída incorretamente. Uma coisa que também deveria ter acontecido, mas não aconteceu: um tweet de correção do Globe que reconhece o erro do jornal. ”

o que diabos aconteceu hoje

Por e-mail, o Diretor de Relações com a Mídia da AP, Paul Colford, disse: 'É uma pena que a AP e a Reuters tenham sido feitas por engano para parecerem erradas'. Mas ele disse que ficou satisfeito em ver uma série de tweets subsequentes de outros usuários corrigindo o relatório.

Enquanto isso, Cory Bergman, gerente geral e co-fundador da Breaking News, tuitou que pediu ao Twitter para remover a conta falsa.

Outro veículo canadense, a Sun News Network, também parece ter tweetado o relatório falso, excluindo o tweet depois de reconhecê-lo como uma farsa:


https://twitter.com/SunNewsNetwork/status/396333605204819968

Algumas lições aqui são óbvias: Verifique o histórico de um feed do Twitter antes de citá-lo e sempre busque uma segunda e uma terceira fonte. Neste caso, o dano foi razoavelmente contido e as informações erradas não pareceram se espalhar muito.