O repórter da Fox News fabricou citações para a história da conspiração de Seth Rich, processo alega

Ética E Confiança

Nesta foto de 19 de abril de 2017, um segurança olha para fora da sede da News Corp. em Midtown Manhattan. (AP Photo / Mary Altaffer)

Malia Zimmerman, uma repórter da Fox News, fabricou duas citações para uma história falsa que conectava o agora falecido funcionário do Comitê Nacional Democrata, Seth Rich, ao Wikileaks, de acordo com um processo aberto esta manhã em nome da fonte à qual essas citações foram atribuídas.



O processo, que acusou Zimmerman e o apoiador de Trump, Ed Butowsky, de inventar uma história para desviar a culpa da invasão russa da eleição de 2016, também afirma que o presidente Trump teve permissão para revisar uma história da Fox News antes de ela ser publicada.



Em um comunicado, a Fox News rebateu as alegações de que publicou a história para promover a agenda do governo Trump e reconheceu que a retratação da história ainda está sendo investigada:

lei para usar uma máscara

A acusação de que FoxNews.com publicou a história de Malia Zimmerman para ajudar a desviar a cobertura da questão do conluio na Rússia é completamente errônea. A retratação dessa história ainda está sendo investigada internamente e não temos evidências de que Rod Wheeler foi citado erroneamente por Zimmerman. Além disso, a Fox News nega veementemente as alegações de discriminação racial no processo - a disputa entre Zimmerman e Rod Wheeler não tem nada a ver com raça.



O autor do caso, o investigador particular Rod Wheeler, diz que foi forçado a retirar as declarações fabricadas após a de Zimmerman (desde que retiradas) artigo foi publicado.

O Sr. Wheeler - que foi a única fonte citada no artigo - não fez essas declarações. De acordo com Butowsky, as declarações foram falsamente atribuídas a Wheeler porque era assim que o presidente queria o artigo. Zimmerman, Butowsky e Fox criaram notícias falsas para promover a agenda do presidente Trump. O Sr. Wheeler foi posteriormente forçado a corrigir o registro falso e, como resultado, perdeu toda a credibilidade aos olhos do público.

O processo inclui uma mensagem de texto, supostamente enviada de Butowsky para Wheeler, que indica que o presidente revisou o artigo antes de ser publicado:



“Não quero aumentar a pressão, mas o presidente apenas leu o artigo”, diz a mensagem de texto. “Ele quer que o artigo saia imediatamente. Agora é tudo com você. Mas não sinta a pressão. ”

Em uma entrevista à NPR, que divulgou a história, o ex-secretário de imprensa da Casa Branca, Sean Spicer, reconheceu que Butowsky e Wheeler o informaram sobre a história de Seth Rich um mês antes de ser publicada.

O processo cita várias declarações de Butowsky, um consultor financeiro que apareceu na Fox News, de que a história tinha motivação política. Depois que Butowsky foi informado pelo jornalista Seymour Hersh que havia um relatório do FBI estabelecendo que Seth Rich enviava e-mails para o Wikileaks, ele supostamente disse: “A coisa mais importante é isso. Pessoal, há tantas pessoas ao longo dos quatro e talvez oito anos de Trump que sempre vão cair na ideia de que ele não é legítimo e os russos o elegeram. Esta [informação sobre Seth Rich fornecendo e-mails para o Wikileaks] muda tudo isso. Disse ainda, de acordo com o processo, que a história “resolve [s] o problema dos russos são os que deram os e-mails porque isso não aconteceu. Eu sei que isso não aconteceu. ”



Depois que o artigo com as citações fabricadas foi publicado, de acordo com o processo, Wheeler se reuniu com executivos da Fox News e “explicou à Sra. Brandi e ao Sr. Wallace que ele não havia fornecido a Zimmerman as citações que ela usou em seu artigo”. Apesar disso, de acordo com o processo, “a Fox não emitiu nenhuma declaração admitindo que as citações atribuídas ao Sr. Wheeler não foram feitas por ele”.

A Wheeler é representada pela Wigdor LLP, a mesma empresa que apresentou inúmeras queixas de discriminação contra a Fox News em nome de ex-funcionários.

como sair de usar uma máscara

Aqui está o processo:


WheelerFiledComplaint (PDF)

WheelerFiledComplaint (Texto)