O apresentador da Fox News, Tucker Carlson, disse que o coronavírus não é tão mortal quanto pensávamos. Especialistas discordam

Verificando Os Fatos

Nesta foto de arquivo de 2 de março de 2017, Tucker Carlson, apresentador de 'Tucker Carlson Tonight', posa para fotos em um estúdio do Fox News Channel, em Nova York. (AP Photo / Richard Drew, Arquivo)

Nota do editor: PolitiFact, que é propriedade do Poynter Institute, verifica a desinformação de verificação de fatos sobre o coronavírus. Este artigo foi republicado com permissão e apareceu originalmente aqui .



  • Cientistas conceituados avisaram no início do surto que não havia uma imagem totalmente precisa de quão mortal era o coronavírus. Ainda não há.
  • É enganoso comparar, como Carlson fez, as taxas de mortalidade de casos relatados precocemente, que refletem mortes entre pacientes COVID-19 confirmados, com as taxas de mortalidade por infecção mais recentes que estimam a taxa de mortalidade para todas as pessoas infectadas.
  • COVID-19 ainda parece mais letal do que a gripe sazonal, dizem os especialistas. As taxas de mortalidade por infecção que podem parecer pequenas podem levar ao aumento do número de mortes.

Veja as fontes para esta checagem de fatos



O apresentador da Fox News, Tucker Carlson, protestou contra as contínuas paralisações em todo o estado destinadas a retardar a disseminação do coronavírus, alegando em um segmento de TV recente que eles fizeram pouco para nivelar a curva e que 'o vírus simplesmente não é tão mortal quanto pensávamos.'

Citando estudos recentes de pontos críticos, como Nova york , Carlson disse que o vírus é “uma ordem completa de magnitude menos mortal” do que as autoridades de saúde pública alertaram.



“O vírus não é tão mortal quanto pensávamos, todos nós, inclusive neste programa”, disse ele. “Todo mundo pensava que era, mas acabou que não”.

Mais de 65.000 americanos morreram de COVID-19, a doença causada pelo coronavírus, de acordo com o Centros de Controle e Prevenção de Doenças . Isso apesar dos esforços de mitigação generalizados para reduzir a propagação. Então, quão mortal é isso?



Estimar a letalidade de COVID-19 tem sido uma questão chave para os epidemiologistas. No meio de uma pandemia, alvos móveis tornam a taxa de mortalidade difícil de definir.

Mas os especialistas nos disseram que a declaração de Carlson está errada. Muitas estimativas de mortalidade precoce foram baseadas em contagens oficiais de casos confirmados, mas os epidemiologistas foram consistentes em dizer que esses números brutos não refletiam a mortalidade do vírus com precisão completa.

Idealmente, os epidemiologistas poderiam dividir o número de mortes pelo número de infecções para calcular o que é conhecido como 'taxa de mortalidade por infecção'. Mas não há como obter uma contagem completa do número de indivíduos infectados, principalmente porque muitos casos leves não são relatados.



Jeffrey Shaman, epidemiologista da Universidade de Columbia, disse que poderia haver até 12,5 infecções por COVID-19 para cada caso confirmado nos EUA.

Ainda assim, os cientistas trabalham com os dados de que dispõem, mesmo que estejam evoluindo e variem de acordo com a demografia e localização dos pacientes. Algumas das primeiras taxas de mortalidade amplamente relatadas foram as chamadas “taxas de letalidade”, que são calculadas dividindo o número de mortes conhecidas pelo número de casos relatados.

Chuck Norris morreu de coronavírus

Em 3 de março, por exemplo, a Organização Mundial da Saúde anunciado que 3,4% dos pacientes confirmados com coronavírus em todo o mundo morreram - uma taxa de letalidade.

Especialistas nos disse na época que 3,4% foi apenas um instantâneo e que provavelmente subestimou as pessoas com sintomas leves. Um porta-voz da OMS disse que 'mudaria com o tempo'.

A taxa global de casos fatais realmente aumentou desde então. A partir de 3 de maio, a OMS tinha computado 3.349.786 casos confirmados em todo o mundo e 238.628 mortes, para uma taxa de letalidade de cerca de 7%.

Agora, testes pois os anticorpos no sangue de pessoas expostas ao coronavírus estão oferecendo os primeiros sinais de qual poderia ser a taxa de mortalidade por infecção em estados como Nova York e Califórnia.

Os testes não têm sido tão precisos quanto muitos especialistas gostaria , e os estudos deles nem todos foram revisados ​​por pares. “Está muito claro que não sabemos a mortalidade precisa da infecção por COVID-19”, disse Myron Cohen da Universidade da Carolina do Norte.

Mas seus resultados preliminares sugeriram que a taxa de mortalidade por infecção pode estar abaixo de 1%, dando forragem para alguns que dizem que a ameaça COVID-19 é exagerada.

Carlson disse que as novas informações mostram que o COVID-19 é menos mortal do que o esperado.

Em seu programa, ele citou descobertas amplamente contestadas de dois médicos californianos . Um porta-voz da Fox News também apontou para um Conferência de imprensa da Casa Branca , para Gráfico JP Morgan , e estudos recentes de anticorpos em Califórnia e Nova york para apoiá-lo.

Mas Shaman, o epidemiologista, disse que Carlson estava 'escolhendo as evidências'.

Muitos números iniciais eram as taxas de letalidade, enquanto as estimativas relatadas como resultado de estudos recentes de anticorpos são as taxas de letalidade por infecção. Eles não devem ser confundidos, disse Shaman.

Taxas de mortalidade por infecção aparentemente pequenas também podem causar mortes crescentes. O estudo de Nova York mostrou a taxa de mortalidade por infecção do estado é de cerca de 0,5%, Gov. Andrew Cuomo disse .

Isso corresponde às estimativas de um modelo Shaman construiu, que segundo ele colocou a taxa de mortalidade por infecção dos EUA em 0,56%. Mas na pior das hipóteses, onde 70% dos americanos estão infectados, uma taxa de 0,5% pode chegar a 1,2 milhão de mortes nos EUA, disse Shaman.

E como nós relatamos , o número de mortos talvez mais alto do que sabemos.

A taxa de mortalidade por infecção pela gripe, que mata milhares de americanos anualmente, oscila abaixo de 0,1% e é calculada anualmente usando um modelo matemático que estima a carga da doença.

Existem outros problemas com as fontes de Carlson, incluindo o clipe que ele reproduziu de um dos dois médicos californianos que ganhou atenção nacional por pedir o fim das paralisações.

Os médicos, que possuem uma clínica de atendimento de urgência, usaram a taxa de infecção entre os pacientes testados em sua clínica para extrapolar para todo o estado e estimar a taxa de mortalidade em minúsculos 0,03%.

Carl Bergstrom, da Universidade de Washington escrevi sobre Twitter que isso equivale a um 'viés de amostragem' porque os pacientes em uma clínica de atendimento de urgência provavelmente pensam que estão doentes. Os cálculos dos médicos são como 'estimar a altura média dos americanos em relação aos jogadores em uma quadra da NBA', disse ele.

O video era “Condenar enfaticamente (ed) ”Pelo American College of Emergency Physicians e pela American Academy of Emergency Medicine; isso foi também removido do YouTube.

Outra reportagem citada pelo porta-voz da Fox News, do Universidade do Sul da California , seguiu um estudo controverso da Universidade de Stanford.

PARA número de experts ter Desde a avisou naquela ambos os estudos usava testes de anticorpos conhecido por produzir resultados falsos positivos. (Um porta-voz da USC disse que os resultados foram ajustados para compensar isso.)

A afirmação de Carlson de que o COVID-19 foi projetado para ser mais mortal para pacientes infectados também descarta o que muitos especialistas disseram meses atrás.

“Ninguém com conhecimento de causa pensou que fosse tão mortal quanto as mortes conhecidas divididas por casos conhecidos”, disse Marc Lipsitch, professor de epidemiologia do Harvard T.H. Escola Chan de Saúde Pública.

“Todo epidemiologista responsável tem dito que o número de casos é certamente maior do que aqueles que conhecemos, especialmente nos EUA, onde os testes têm sido inadequados.”

Vários experts , Incluindo Dr. Anthony Fauci , o maior especialista em doenças infecciosas do país, disse as taxas de mortalidade de casos preliminares podem ser infladas. a Who disse no início , incluindo em meados de fevereiro , que a taxa de letalidade por infecção seria menor do que as taxas de letalidade de caso inicial.

O Imperial College of London , que projetou em março que os EUA poderiam ver 2,2 milhões de mortes se não houvesse resposta, estimou que 0,9% dos pacientes infectados com COVID-19 morreriam.

“É surpreendentemente leve apenas para aqueles que não estavam ouvindo epidemiologistas competentes e, na verdade, é consideravelmente pior do que a gripe sazonal”, disse Lipsitch.

Carlson disse que o coronavírus 'simplesmente não é tão mortal quanto pensávamos que era'.

Os cientistas avisaram no início do surto que o número bruto de casos confirmados não dava uma imagem totalmente precisa da mortalidade.

É enganoso para Carlson comparar as taxas de letalidade precoce - que dividem o número de mortes conhecidas pelo número de casos confirmados - com estimativas mais recentes da taxa de letalidade por infecção. A taxa de mortalidade por infecção deve ser menor, como os especialistas afirmam há meses.

É prematuro dizer, na verdade, que uma imagem muito mais otimista surgiu.

Classificamos esta afirmação como basicamente falsa.

O PolitiFact, que verifica os fatos desinformados sobre o coronavírus, faz parte do Poynter Institute. Veja mais de suas checagens de fatos em politifact.com/coronavirus .