A verificação de fatos não comprovada afirma que DMX sofreu um ataque cardíaco após receber uma vacina COVID-19

Verificando Os Fatos

O rapper morreu em 9 de abril após sofrer um ataque cardíaco dias antes. Depoimentos de sua família e do hospital não mencionaram a vacina.

DMX se apresenta no Revolution Live em 10 de abril de 2019 em Fort Lauderdale, Flórida. (mpi04 / MediaPunch / IPX)

DMX morreu no dia 9 de abril em um hospital em Nova York, onde estava em aparelhos de suporte à vida após sofrer um ataque cardíaco dias antes. O rapper, nascido Earl Simmons, tinha 50 anos.



O hospital onde DMX morreu disse em um demonstração que ele morreu 'pacificamente com a família presente após sofrer uma parada cardíaca catastrófica'.

Não está claro o que precedeu o ataque cardíaco do rapper. Mas nos dias que cercaram a morte de DMX, os usuários de mídia social postagens circuladas sugerindo que ele morreu dias após ser vacinado contra COVID-19. A implicação: a vacina fez seu coração falhar.

como escrever curto: redação de palavras para tempos rápidos

Várias postagens de mídia social compartilhando o mesmo título - “DMX recebeu vacina contra Covid dias antes do ataque cardíaco” - obteve dezenas de milhares de interações no Facebook e Instagram, de acordo com CrowdTangle, uma ferramenta de insights de mídia social.



As postagens foram sinalizadas como parte dos esforços do Facebook para combater notícias falsas e desinformação em seu Feed de notícias. (Leia mais sobre nosso parceria com Facebook .)

A fonte da manchete viral foi o MTO News, um site de notícias de fofocas. Um dia antes de DMX morrer, o site citou um membro da família não identificado dizendo que DMX teve sua foto COVID-19 assim que se tornou elegível para recebê-la 'para que ele pudesse viajar e se apresentar, coisas assim'.

O PolitiFact não conseguiu verificar a exatidão das citações ou se DMX foi vacinado recentemente antes de morrer, como afirma a manchete. A MTO News não respondeu a um pedido de comentário, e nossas perguntas ao advogado e gerente da DMX também ficaram sem resposta.



como fazer um portfólio de jornalismo

Mas o artigo MTO News não prova que DMX morreu porque recebeu a vacina COVID-19. As declarações de a família dele e o hospital não mencionou uma vacina, e seu advogado de longa data disse a vários meios de comunicação ele não tinha certeza do que causou o ataque cardíaco. (Ele estava respondendo a um reportagem de tablóide que disse que DMX sofreu uma overdose de drogas.)

“Você pode tomar uma vacina COVID e ainda morrer de outra coisa”, disse Paul Offit, diretor do Centro de Educação de Vacinas do Hospital Infantil da Filadélfia.

trunfo assina 3 ordens executivas

MTO News 'publica frequentemente afirmações não comprovadas com base em fontes pouco claras', de acordo com NewsGuard, um serviço que analisa e classifica sites de notícias e informações de acordo com nove critérios jornalísticos básicos. O NewsGuard identificou vários artigos no MTO News que faziam afirmações falsas sobre a orientação sexual e identidade de gênero das celebridades, bem como artigos que incorporavam um vídeo adulterado sobre o cabelo do ex-presidente Donald Trump.



Em 2020, PolitiFact classificado como falso uma manchete do MTO News atribuindo uma citação fabricada sobre George Zimmerman ao quarterback do Kansas City Chiefs, Patrick Mahomes.

A afirmação sobre DMX espelha outras postagens de mídia social que culpado injustamente Vacinas COVID-19 para a morte de outras celebridades, como lenda do beisebol Hank Aaron . Aaron morreu após receber sua vacina, mas não por causa disso, descobrimos.

trunfo dizendo errado durante o debate

Os EUA administraram mais de 167 milhões de doses da vacina COVID-19 entre 14 de dezembro de 2020 e 5 de abril, de acordo com a Centros de Controle e Prevenção de Doenças , e o programa de vigilância da segurança da vacina do CDC recebeu 2.794 notificações de morte, afetando 0,00167% dos receptores.

A agência escreveu que, após revisar atestados de óbito, bem como autópsia e registros médicos dessas pessoas, não encontrou “nenhuma evidência de que a vacinação contribuiu para a morte de pacientes”.

Postagens do Instagram afirmavam: “DMX recebeu vacina COVID dias antes do ataque cardíaco”.

O boato pode ser direcionado a um site que pretendia citar um membro da família não identificado. As declarações da família do rapper e do hospital que o mantiveram com suporte vital após um ataque cardíaco não mencionaram o coronavírus ou uma vacina COVID-19.

Como essa afirmação carece de evidências conectando uma vacina à sua morte, a classificamos como falsa.

Este artigo foi originalmente publicado por PolitiFact , que faz parte do Poynter Institute. É republicado aqui com permissão. Veja as fontes dessas checagens de fatos aqui e mais verificações de fatos aqui .