Os fundos da UE vão para 'um dos principais produtores de desinformação' na Croácia, dizem os verificadores

Verificando Os Fatos

Por Just Life / Shutterstock

Como você se sentiria se fosse um verificador de fatos e depois de passar horas desmascarando informações incorretas publicadas por um único site, lesse que esse mesmo site receberia uma quantia generosa para atingir um público maior? E se essa concessão viesse do governo e fosse construída por meio de impostos?



Esta é a situação na Croácia.



Verificadores de fatos de Faktograph estão muito desapontados com a forma como o governo croata lida com o dinheiro arrecadado dos contribuintes da UE e não têm vontade de o esconder.

O croata O Ministério da Economia, Empreendedorismo e Artesanato aprovou e anunciou um subsídio de 98.000 HRK (mais de US $ 14.500) para Dnevno.hr um ano atrás - mas o site colocou um logotipo em sua página inicial na semana passada, chamando a atenção dos verificadores de fatos.



como lavar o spray de pimenta

Mas, de acordo com o editor-chefe da Faktograph, Petar Vidov, Dnevno.hr é 'um dos principais produtores de desinformação' na Croácia.

Em um artigo publicado em 5 de novembro, Vidov critica abertamente a decisão e relaciona alguns dos conteúdos enganosos que o Dnevno.hr publicou.

“Eles (Dnevno.hr) culpou a chanceler alemã Angela Merkel por tentar privar a Croácia de sua soberania. Eles identificou o bilionário George Soros como o culpado das migrações de países islâmicos para o continente europeu ”, escreveu Vidov.



A Faktograph disse que questionou o Ministério da Economia se a qualidade e a exatidão do conteúdo do Dnevno.hr foram levadas em consideração ao decidir sobre a concessão, mas não recebeu nenhuma resposta formal até o momento.

A Faktograph disse que também alcançou a Comissão Europeia sobre o apoio dado a um “notório produtor de desinformação”. Extraoficialmente, os verificadores de fatos aprenderam que a União Europeia está desamparada neste caso porque as regras de distribuição de fundos não previram a situação na Croácia.

Em 21 de agosto, Dnevno.hr publicou um artigo acusando Faktograph de ser a “equipe de esquerda bem paga para controlar a mídia na Croácia”.



Como acontece em outras partes do mundo, verificadores de fatos na Croácia são incorretamente acusados ​​de serem antipatrióticos e / ou censores - e não apenas por Dnevno.hr. Outros sites, páginas e perfis nas redes sociais costumam assediar os verificadores de fatos para que façam seu trabalho.

Leia a versão em inglês de Artigo de Petar Vidov abaixo de.

Governo croata usa fundos europeus para apoiar a disseminação da desinformação

Petar vidov

O O Ministério da Economia, Empreendedorismo e Artesanato aprovou um subsídio de 98.000 HRK (13.200 euros) dos fundos da UE para o portal de internet Dnevno.hr - considerado um dos principais produtores de desinformação no espaço da mídia croata.

O subvenção do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional foi aprovado com o objetivo de reformular o portal, com o objetivo de facilitar o acesso dos leitores às informações de seu interesse e ajudar a editora Dnevno.hr a aumentar suas receitas.

Por outras palavras, o governo croata decidiu utilizar fundos europeus para ajudar um portal especializado na publicação de desinformação, que também está repleto de discursos de ódio, a fim de tornar o seu funcionamento ainda mais eficiente. A concessão do portal Dnevno.hr foi aprovada dentro do projeto Vouchers WWW para PMEs , lançado em agosto de 2018.

O contrato de subvenção com a Motus d.o.o. empresa, editora do portal Dnevno.hr e de algumas outras mídias digitais, foi assinada em outubro de 2018. Seu pedido foi aprovado durante o mandato do atual ministro da economia, Darko Horvat da HDZ (União Democrática Croata), que se tornou ministro em maio de 2018, após seu antecessor Martina Dalić teve que renunciar por causa do caso Agrokor .

Eles protestam contra a UE e são financiados por fundos europeus

A ironia do facto de os fundos europeus serem utilizados para financiar um portal que regularmente e frequentemente iludem o público torna-se ainda maior quando se olha para o conteúdo de desinformação publicado por Dnevno.hr. Aqui estão apenas alguns exemplos de desinformação que circulam nas redes sociais do portal Dnevno.hr antes das eleições para o Parlamento Europeu deste ano.

Isto acusou o socialista Frans Timmermans de invocar a imigração em massa de homens muçulmanos como um meio de alcançar o objetivo do desaparecimento de Estados monoétnicos. Eles culpou a chanceler alemã Angela Merkel por tentar privar a Croácia de sua soberania. Eles identificou o bilionário George Soros como o culpado de migrações de países islâmicos para o continente europeu ... Nenhuma dessas afirmações estava correta, o que também vale para vários outros casos de desinformação que Dnevno.hr espalhou por anos, e que Faktograf regularmente desmascarou como falsa.

Apenas durante outubro de 2019, Faktograf desmascarou até 10 peças diferentes de desinformação circuladas por Dnevno.hr. As reclamações do portal Dnevno.hr cuja falsidade expusemos no último mês foram publicadas no período de janeiro de 2017 a outubro de 2019. Tratamos de artigos mais antigos após terem sido revividos por meio de distribuição repetida nas redes sociais. As informações do portal Dnevno.hr que mostramos estavam incorretas e variavam de negação da crise climática para glorificação do presidente russo Vladimir Putin para instigar a intolerância para com refugiados e migrantes da África e do Oriente Médio .

O Ministério da Economia está em silêncio e a Comissão Europeia está indefesa

A Faktograph perguntou ao Ministério da Economia se a qualidade e exatidão factual do material publicado pelo portal Dnevno.hr foram tidas em consideração ao decidir sobre a concessão de dinheiro europeu à Motus d.o.o. empresa.

A Faktograph também solicitou cópia do contrato assinado com a editora do portal Dnevno.hr, bem como dos documentos de inscrição do projeto da empresa Motus.

A Faktograph não recebeu resposta à pergunta que fizemos nem as cópias dos documentos solicitados, embora a Faktograph tenha alertado o Ministério que, de acordo com a Lei de Direito de Acesso à Informação, eles são obrigados a fornecer a resposta.

O pedido inicial foi enviado ao Ministério da Economia em 18 de outubro. Cinco dias depois, a Faktograph recebeu uma “resposta” sem as informações solicitadas - apenas uma lista geral das condições de distribuição de bolsas dentro do projeto “Vouchers WWW para PMEs”.

Pode-se consultar o texto completo da carta enviada pelo Ministério da Economia para evitar a resposta à pergunta do Faktograph aqui .

No mesmo dia - 23 de outubro - Faktograph repetiu o pedido ao Ministério da Economia, insistindo que as perguntas deveriam ser respondidas.

A Faktograph também enviou memorandos à Comissão Europeia, ou seja, aos porta-vozes competentes para as questões de desenvolvimento regional, que incluem também a atribuição de fundos do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que o governo croata decidiu utilizar para apoiar o notório produtor de desinformação.

Faktograph perguntou à Comissão Europeia se eles consideram essa forma de alocação de fundos europeus legal, ou seja, se os Estados membros têm permissão para financiar atividades de pessoas que espalham desinformação e instigam o ódio.

Faktograph também perguntou se haveria alguma sanção contra a Croácia por causa da gestão irresponsável dos fundos comuns europeus.

Faktograph foi informado de que a Comissão Europeia não pode comentar oficialmente sobre este caso em particular. Fontes da comissão apontaram que “a luta contra a desinformação é um desafio comum e de longo prazo a todas as instituições da UE, que os estados membros devem enfrentar em conjunto”.

Extraoficialmente, no entanto, Faktograph soube que a União Europeia está desamparada neste caso porque as regras de distribuição de fundos não previram a situação descrita.

Promoção do nacionalismo e ódio

O portal Dnevno.hr faz parte de uma rede de mídia fundada pelo polêmico empresário Michael Ljubas, mais famoso por caso de aquisição e destruição da Elektropromet , que já foi uma empresa respeitável em Zagreb que empregava mais de 300 pessoas e administrava propriedades no valor de cerca de 100 milhões de HRK, que agora está à beira da falência.

Ljubas estabeleceu o Portal Dnevno d.o.o. empresa em 2010, muito antes de o termo “notícias falsas” virar moda. Nesse ínterim, o ecossistema da mídia mudou drasticamente - a consciência do problema da desinformação como uma ameaça de civilização de primeira classe se espalhou por todo o mundo, mas Dnevno.hr ainda não é perturbado em fazer seus negócios e até recebe financiamento da Europa.

Além da versão croata do portal Dnevno, a empresa de mídia de Ljubas englobava os portais de mesmo nome na Sérvia e na Bósnia-Herzegovina. Todos os três portais são conhecidos por incitar o nacionalismo e publicar desinformação.

O ramo croata do portal Dnevno frequentemente discute contra os sérvios, enquanto o braço sérvio simultaneamente discute contra os croatas, aprofundando a lacuna entre as pessoas cujos estados estavam nos lados opostos da guerra sangrenta em que a Iugoslávia se desfez. O Associação de Jornalistas Croatas (HND) advertida em 2013 dos danos que Dnevno.hr fez à já polarizada sociedade croata. “Os ataques e insultos deste portal, e em menor grau do semanário impresso '7Dnevno', contra indivíduos, associações e grupos sociais que não compartilham de sua visão de mundo conservadora de direita nos levam de volta aos anos 1990 e muitas vezes degradam a cultura de comunicação pública ao nível de discurso de ódio dos tabloides de guerra Slobodni tjednik e Imperial ”, disse HND .

Nesse ínterim, o Portal Dnevno d.o.o da empresa de Ljubas faliu e foi fechado em 2019 . O falência foi o resultado de vários processos judiciais causados ​​por Dnevno.hr publicando regularmente alegações falsas e difamatórias. Os demandantes não conseguiram receber a maior parte das indenizações aprovadas pelos tribunais e, em junho de 2017, Ljubas vendeu os direitos do portal Dnevno.hr para Marija Dekanić, proprietária da agência de marketing digital Logobox e ex-membro do Partido do Povo Croata (HNS ), o parceiro júnior do HDZ na atual coalizão de governo.

Dekanic é o proprietário do Motus d.o.o. empresa, o atual editor do portal Dnevno.hr, através do qual foram adquiridos fundos do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional para a reformulação do portal.

Correção: esta história foi atualizada para refletir mais precisamente que a UE não participou diretamente na alocação de financiamento, apenas o governo croata.