Não se preocupe, os cães não estão morrendo de petiscos no Reino Unido. Mas milhares de usuários do Facebook pensam que sim.

Verificando Os Fatos

(Shutterstock)

Fato vs. Fake é uma coluna semanal na qual comparamos o alcance das checagens de fatos com os hoaxes no Facebook. Leia todas as nossas análises aqui.

Tem sido uma semana estranha para a parceria do Facebook com verificadores de fatos.



Na sexta-feira, Snopes desistiu do programa, que permite que verificadores de fatos diminuam o alcance de alegações falsas na plataforma, citando questões de largura de banda. ABC noticias também desistiu , e a Associated Press está avaliando sua participação. (Divulgação: Ser signatário do código de princípios da International Fact-Checking Network é uma condição necessária para aderir ao projeto.)

jornal com anúncios de sexta-feira negra

Ainda assim, alguns verificadores de fatos americanos alavancaram a parceria para superar as principais farsas no Facebook esta semana - enquanto seus colegas estrangeiros lutaram para fazer o mesmo.

Como o PolitiFact (de propriedade do Poynter) conseguiu dezenas de milhares de compromissos no Facebook para uma verificação dos fatos da nova lei de aborto de Nova York, o verificador de fatos brasileiro Aos Fatos continuou a lutar com a desinformação sobre o recente colapso de uma barragem; uma de suas histórias teve 10 vezes menos engajamentos do que um falso meme no Facebook. Uma checagem de fatos do projeto de verificação de fatos do Le Monde teve um desempenho igualmente insatisfatório.

Abaixo estão as principais checagens de fatos desde a última quarta-feira na ordem de quantos likes, comentários e compartilhamentos eles receberam no Facebook, de acordo com dados da ferramenta de métricas de audiência BuzzSumo. Nenhum deles aborda declarações faladas ( como este ) porque eles não estão vinculados a um URL, imagem ou vídeo específico que os verificadores de fatos podem sinalizar. Leia mais sobre nossa metodologia aqui .

(Captura de tela do Facebook)

1 ‘Não, a lei do aborto de Nova York não permite que as mães abortem bebês um minuto antes de eles nascerem’

Facto:31,2 mil compromissos

vai triunfar cortar benefícios de seguridade social

Falso:7,2 mil compromissos

Esta checagem de fatos do PolitiFact foi a postagem com o melhor desempenho da semana - indo até melhor do que a cobertura do site do endereço do Estado da União na noite de terça-feira.

A checagem de fatos desmascarada uma falsa imagem do Facebook de um bebê postado por uma página hiperpartidária. A imagem afirmava que, de acordo com uma nova lei de Nova York, é legal abortar bebês em gestação um minuto antes de nascerem. A falsa postagem veio após o governador Andrew Cuomo assinado um projeto de lei que aprovou o Roe v. Wade Decisão da Suprema Corte sobre o aborto como lei estadual, gerando desinformação nas mídias sociais.

O PolitiFact escreveu em seu fato para verificar se a legislação de Nova York amplia o poder dos profissionais de saúde para realizar abortos quando 'a paciente está dentro de 24 semanas do início da gravidez, ou há uma ausência de viabilidade fetal, ou o aborto é necessário para proteger o vida ou saúde do paciente. ” Em sua parceria com o Facebook, uma vez que o PolitiFact sinaliza uma postagem como falsa, os usuários devem receber um aviso antes de compartilhá-la - mas o Poynter ainda foi capaz de compartilhar (e excluir imediatamente) a imagem sem receber um aviso.

dois. ‘Pelosi não gastou US $ 497 milhões em reformas’

Facto:Compromissos de 5,5 mil

Falso:1.1K compromissos

Dias antes da presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, subir ao palco para o discurso do Estado da União na terça-feira à noite, mal-informadores estavam espalhando afirmações falsas sobre ela no Facebook.

Em 27 de janeiro, uma página hiperpartidária compartilhou uma história falsa que alegou que Pelosi gastou US $ 497 milhões em reformas de escritórios durante a recente paralisação do governo. A história foi publicada originalmente por Christopher Blair, um notório embusteiro da Internet que afirma que seu trabalho é uma sátira, apesar do fato de que sites de notícias falsos frequentemente copiam suas histórias, e citou um relatório inventado do Gateway Pundit. O artigo parecia estar fora do ar no momento da publicação, e nenhuma versão arquivada existe na Wayback Machine.

Factcheck.org sinalizou a postagem como parte de sua parceria com o Facebook, mas apenas uma checagem de fatos semelhante do PolitiFact foi listado como um artigo relacionado abaixo. Poynter não foi capaz de compartilhar a história falsa da página hiperpartidária sem receber um aviso de que ela havia sido desmascarada - mas uma falha que permite aos usuários compartilhar postagens falsas de seus URLs específicos, ainda está acontecendo.

(Captura de tela do Facebook)

3 ‘Marina Silva não licenciou as barragens de Brumadinho e Mariana; permissão veio do governo mineiro Gerais’

Facto:3,3 mil engajamentos

Falso:36,4 mil engajamentos

Quase duas semanas depois uma barragem estourou em uma mina na província brasileira de Minas Gerais, a desinformação continua a prejudicar a mídia social - e está batendo os verificadores de fatos por 10 a um.

Em 29 de janeiro, um usuário do Facebook postou um meme falso Segundo afirma, Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente e candidata à presidência, autorizou a construção de duas barragens que estouraram nos últimos anos: Brumadinho e Mariana. Na verdade, Aos Fatos informou que a primeira foi construída há mais de 40 anos e a segunda foi autorizada pelos órgãos estaduais de Minas Gerais, conforme determina a legislação.

Rebecca Blumenstein Wall Street Journal

Aos Fatos desmascarou a postagem falsa no Facebook, e Poynter não foi capaz de compartilhá-la da página hiperpartidária sem receber um aviso de que ela havia sido desmascarada.

Quatro. ‘Não, esta foto não mostra Edouard Philippe dormindo na Assembleia Nacional’

Facto:3,3 mil engajamentos

Falso:23,8 mil entradas

Outro dos boatos mais virais que Poynter analisou esta semana encontrou um grande público nos grupos do Facebook para manifestantes do Colete Amarelo - que vendeu muita desinformação nas últimas semanas.

Em 22 de novembro, um usuário do Facebook postou uma foto que ele alegou ter representado Edouard Philippe, o primeiro-ministro da França, dormindo na Assembleia Nacional. O posto foi um aparente esforço dos Coletes Amarelos, que começou como um protesto contra o aumento dos impostos sobre o diesel e, desde então, cresceu e se tornou mais anti-establishment, para criticar os políticos no poder. Mas o projeto de checagem de fatos Les Décodéurs do Le Monde desmascarou a foto em 1º de fevereiro, dizendo que Philippe não estava dormindo - ele estava imerso em pensamentos.

A Les Décodéurs desmascarou a imagem como parte de sua parceria com o Facebook, embora mais de dois meses após sua publicação. Uma versão anterior do meme chegou a acumular cerca de 300.000 ações. Mas tanto o artigo da Les Décodéurs quanto uma checagem de fatos relacionados do CheckNews foram listados abaixo da postagem, que Poynter não poderia compartilhar sem receber um aviso.

(Captura de tela do Facebook)

5. ‘Os cães estão morrendo por comer guloseimas de carne seca?’

Facto:245 compromissos

Falso:30,3 mil engajamentos

obama uma análise do discurso sindical mais perfeita

Uau, as pessoas realmente amam boatos sobre animais.

Em 11 de janeiro, um usuário do Facebook postou uma captura de tela de um texto que afirmava que as guloseimas para cães comprados na loja britânica B&M estavam causando insuficiência renal em cães. Também alegou que os veterinários divulgaram um relatório dizendo que as guloseimas não eram seguras para cães. No entanto, Full Fact desmascarou a postagem, dizendo que não havia nenhuma evidência para apoiar a alegação de que guloseimas de um varejista específico estavam causando a condição.

Full Fact sinalizou a postagem como parte de sua parceria com o Facebook, e sua checagem de fatos relacionada foi exibida abaixo. Poynter não foi capaz de compartilhar a fraude sem receber um aviso.