A CBS não realizou o teste COVID-19, Pence não descarregou as caixas vazias em uma casa de repouso e 'Plandemia' é um absurdo

Ética E Confiança

Não pague o ‘dividendo do mentiroso’. Concorde em respeitar os fatos, não importa para onde eles o apontem.

Foto composta, da esquerda para a direita: James O'Keefe, presidente do Projeto Veritas (AP Photo / Pablo Martinez Monsivais), Vice-presidente Mike Pence (AP Photo / Susan Walsh) e uma captura de tela de 'Plandemic.'

Devo começar observando que há algum perigo em escrever uma coluna sobre coisas que não aconteceram, porque corro o risco de adicionar combustível às histórias falsas que dizem o contrário. Minha colega Kelly McBride, presidente do Craig Newmark Center for Ethics and Leadership at Poynter, escreveu sobre o conceito de “O dividendo do mentiroso,” no qual, para desmascarar um boato, um jornalista o repete ou se refere a ele, dando assim uma recompensa ao traficante.

Mas, uma vez que estamos no negócio da verdade e essas coisas têm a ver com as notícias, vamos mergulhar.



Os catadores de esterco do Projeto Veritas exibiram um vídeo secreto no início desta semana (não estou ligando para ele) que disseram ser a prova de que 'CBS This Morning' encenou o teste COVID-19 em uma clínica de Grand Rapids, Michigan, para fazer a clínica aparecer a ser superado com pacientes. A CBS disse que não fez tal coisa.

Entrei em contato com a clínica, que dançou com declarações vagas de Tasha Blackmon, a presidente e CEO da clínica, como: “Pelo que sei, o CBS This Morning não organizou nenhuma parte de sua visita ao nosso site.”

Procurei a clínica uma segunda e uma terceira vez para tentar obter clareza. Se a CBS não o encenou, alguém ordenou que os funcionários da clínica entrassem na fila para fingir que estava sendo testado? Finalmente, a clínica agora admite que sim, pediu a alguns trabalhadores que entrassem na fila de testes.

promessas de campanha que o trunfo manteve

Em um comunicado, Blackmon disse:

Depois de conduzir uma investigação interna, descobrimos que alguns funcionários foram encorajados a parar seus carros na fila de testes para fornecer um pano de fundo visual mostrando o quão ocupado o local de testes pode ficar.

Isso foi feito com a intenção de proteger a privacidade do paciente, uma vez que muitos dos pacientes agendados para um teste COVID-19 naquele dia se recusaram a ser filmados por motivos da HIPAA. O indivíduo responsável por esse erro aceitou a responsabilidade e expressou profundo remorso por essa situação infeliz.

Não há nenhuma evidência - zero - de que a CBS sabia sobre o estadiamento da clínica. O CEO da clínica disse que a CBS não sabia sobre isso. Mas a CBS levou uma surra de qualquer maneira. Uma pesquisa do Google mostra uma amostra:

(Captura de tela, Google)

A CBS editou o vídeo online para remover clipes do site de teste depois que soube que os membros da equipe estavam na fila e adicionou uma nota à página, que dizia:

Nota do editor: a CBS News não conseguiu verificar a autenticidade de uma cena de um dos sites de teste inicialmente apresentados nesta história. Pelo menos um membro da equipe da Cherry Health, que operava o local de teste em Michigan, pode ter estado na fila com pacientes reais. A história foi ao ar na sexta-feira passada, no entanto, a CBS News soube dessa possibilidade na terça à noite, e as referências a esse site de teste foram excluídas do vídeo e deste artigo.

Os apresentadores da Fox News, Sean Hannity e Laura Ingraham, divertiram-se com a história:

(Captura de tela, Twitter)

Agora que sabemos que foi a clínica, não a CBS, que colocou os trabalhadores na linha, e que não há prova de que a CBS sabia alguma coisa sobre isso, qual é o problema?

O Projeto Veritas ganhou seu nome nas manchetes por fazer uma acusação contra a CBS, e depois se gabou disso:

“O vídeo ganhou MILHÕES de visualizações e alcançou a 6ª posição nos trending topics do Twitter nos Estados Unidos.”

“Esta história foi tão poderosa que até o The Washington Post teve que cobri-la.”

Não importa que não seja verdade e que a clínica sempre admita que foi ideia deles; A CBS foi destruída. Isso é o que o Project Veritas faz - destrói o jornalismo convencional. É o dividendo do mentiroso.

O que nos leva à noite de quinta-feira.

O apresentador de talk show da madrugada Jimmy Kimmel atacou o vice-presidente Mike Pence por entregar equipamentos de proteção em uma casa de saúde fora de Washington, DC Kimmel retirou um pedaço de vídeo e som de um evento para a imprensa encenado no qual o vice-presidente descarregou caixas de suprimentos.

Nele, o vice-presidente voltou para a van de entrega após descarregar as caixas cheias, onde o motorista lhe disse que as demais caixas do caminhão estavam vazias. Pence perguntou se eles deveriam descarregá-los também, 'Para as câmeras?' Houve um pouco de piada sobre como essas caixas seriam mais leves antes de fecharem as portas da van. Nenhuma caixa vazia foi descarregada.

Isso não impediu Kimmel de dizer que as caixas que Pence entregou estavam vazias.

(Captura de tela, Twitter)

Em seguida, os repórteres mergulharam nele.

(Captura de tela, Twitter)

E a equipe de resposta rápida para Joe Biden concordou:

(Captura de tela, Twitter)

Esta manhã, peguei o vídeo C-SPAN. Mostrava o vice-presidente Pence descarregando caixas cheias e, depois de algumas idas e vindas, veio a piada sobre carregar as vazias. É claro que nenhuma das caixas vazias saiu da van. Aqui está o segmento que retirei da alimentação bruta C-SPAN.

o que vai acontecer agora que o trunfo é presidente

Kimmel retirou sua postagem original e colocou esta, que não admite erros. Até mesmo o pedido de desculpas é expresso em sarcasmo.

(Captura de tela, Twitter)

Na minha opinião, Kimmel deve um pedido de desculpas e um esclarecimento no ar. E, se eu estivesse administrando uma afiliada da ABC, provavelmente mencionaria isso no noticiário.

O dividendo do mentiroso aqui é pago aos odiadores de Pence, que só ouviram dizer que um evento estúpido para começar era ainda mais ridículo do que poderia ter sido.

E há o vídeo - não vou usar a palavra documentário - chamado “Plandemic”, que derrete a internet toda vez que alguém o coloca na mídia social, antes de ser derrubado novamente.

Estou ligando para isso aqui porque, se você pretende explorar a verdade e as falsificações que a cercam, suponho que tenha de ver. Meus colegas da PolitiFact analisaram oito coisas que “Plandemic” errou , e este parágrafo do redator da equipe do PolitiFact, Daniel Funke, deu o tom para o que está por vir:

Em “Plandemic”, (Mikki) Willis entrevista a Dra. Judy Mikovits, uma ex-cientista do National Cancer Institute. Mikovits, antes que seu trabalho fosse desacreditado , foi elogiada no final dos anos 2000 por suas pesquisas sobre a síndrome da fadiga crônica. Mikovits faz várias afirmações que não têm fundamento ou são totalmente falsas.

Oito das oito coisas verificadas por Funke sobre a história acabaram sendo, na ordem: 'imprecisas, incorretas, uma explicação errada, enganosa, não comprovada, imprecisa, imprecisa, nenhuma evidência para apoiar isso.'

O dividendo do mentiroso é pago pelos mais de um milhão de espectadores que assistiram ao vídeo, mesmo enquanto manchava a reputação de cientistas que mereciam melhor e, pior, levantando dúvidas infundadas sobre uma resposta baseada na ciência para a pandemia.

Caso você tenha pulado parte do texto, deixe-me repetir o título.

A CBS não realizou testes de COVID-19.

Pence não descarregou caixas vazias de suprimentos em uma casa de repouso.

“Plandêmico” é um absurdo.

Você pode odiar a mídia, odiar Pence e amar conspirações, mas esses são os fatos. Ame os fatos, por favor, mesmo que não goste para onde os fatos apontam para você. Isso é tudo que estou pedindo.

Al Tompkins é professor sênior da Poynter. Ele pode ser contatado em atompkins@poynter.org ou no Twitter, @atompkins.